Tuesday 24 November 2015

Bolo de Pêra do Obelix


Ficam a saber que o Obelix não come só javalis! Tenho em meu poder um testemunho das preferências deste personagem no que diz respeito a bolos!!! Já tenho este livro de receitas há algum tempo e no outro dia quando estava a dar uma espreitadela, os meus filhos quiseram escolher uma receita para experimentarmos. Foi este magnífico bolo de pêra. Ao início fiquei com dúvidas devido à proporção dos ingredientes mas, decidi arriscar.A mistura de fruta na massa, confere-lhe humidade e permite diminuir o uso de gordura.
Devo acrescentar que esta receita é tão simples de fazer que eu é que dei apoio ao meu filho Tiago de 5 anos, pois ele é que mexeu a massa com a colher de pau. Já repararam que ainda por cima suja pouca louça!!
Não resisti em pôr as amêndoas por cima e de envolver a pêra numa pitada de canela!
Comentário do meu filho Gonçalo de 9 anos:
-Vais pôr este bolo à venda? É que está delicioso, vais ficar rica!!!!


   




Ingredientes:

150 gr de farinha
1 colher de chá de fermento
200 gr de açúcar
4 ovos
3 pêras médias
1 pitada de canela
2 colheres de sopa de oleo alimentar a gosto
1 colher de café de sal fino
1 colher de café de essência de baunilha
25 gr de amêndoas partidas grosseiramente (cerca de 3 colheres de sopa rasas) - opcional



Descasque e corte as pêras em cubos pequenos com cerca de 2 cm. Polvilhe-os com uma pitada de canela e reserve.


Pré aqueça o forno a 150º.


Peneire a farinha com o fermento numa tigela e acrescente o açúcar.


Junte os ovos, um de cada vez, com uma colher de pau. Acrescente o oleo, o sal e a baunilha.


Envolva os cubos de pêra na massa e coloque-a numa forma de silicone com 24 cm de diâmetro (ou de metal untada e polvilhada com açúcar em pó). Polvilhe a amêndoa na superfície da massa e leve ao forno.


Passados 15 minutos aumente a temperatura do forno para 210º . Deixe mais 10 minutos ou até o bolo estar dourado, faça o teste do palito (quando espetar na massa este deve sair seco).


Retire do forno, deixe repousar 5 minutos na forma. Desenforme-o e deixe arrefecer numa grade própria.



Este levou avelãs em vez das amêndoas.

No comments:

Post a Comment